Na mais recente reunião mensal entre a Comissão de Trabalhadores e os representantes da Empresa, várias questões relacionadas com os Planos de Saúde foram levantadas, gerando preocupações legítimas.
Entre as questões apresentadas pela CT estavam pedidos de informações detalhadas sobre o contrato com a Multicare, antes e depois da renovação, incluindo os mecanismos de correção do prémio de seguro, especialmente aqueles previstos para o período entre 2023 e 2025. Além disso, a CT solicitou dados relativos à evolução dos gastos com os Planos de Saúde, incluindo a evolução do fundo autónomo afeto à cobertura de responsabilidades com cuidados de saúde.
Outra preocupação foi o aumento substancial na quotização do Plano de Saúde Corporativo II em 2023, sem informações detalhadas sobre os motivos para essa decisão e os critérios usados para reduzir as coberturas.
Além disso, a CT questionou a composição atual da Comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde. Também foram levantadas questões sobre o Relatório de Contas da Altice ACS de 2021 e o ponto de situação do Relatório de Contas de 2022.
No entanto, durante a reunião, os representantes da empresa não forneceram respostas satisfatórias a praticamente nenhuma destas questões, deixando a CT com preocupações legítimas sobre a transparência e o compromisso da empresa para com o bem-estar dos seus trabalhadores.
A CT vai continuar a acompanhar este assunto de perto, a insistir na importância da comunicação aberta e na necessidade de respostas claras às suas preocupações.