Depois de uma primeira Mesa Redonda convocada pela Comissão de Trabalhadores (CT) da MEO, que ocorreu no dia 1 de março, com a presença do STPT, TENSIQ e SINDETELCO, foi no passado dia 7 de setembro que se realizou a 2ª Mesa de Redonda onde a CT contou com a presença, nas suas instalações em Picoas, de praticamente a totalidade das organizações sindicais com filiados na MEO: STPT, SINTTAV, TENSIQ, SINDETELCO, SINQUADROS, SICOMP e SNTCT.
O mote para esta Mesa Redonda era o trabalho conjunto futuro nas relações laborais na empresa, tendo por base a reabertura de negociações dos Planos de Saúde da ACS, a recente Operação Picoas e assuntos conexos, participando, para além dos Sindicatos em causa, 4 elementos do Coletivo da CT.
A Operação Picoas não podia deixar de ser tema nesta reunião, nomeadamente porque a CT tinha estado no dia anterior com a Gestão e aproveitamos o momento para partilhar informações que consideramos interessantes e relevantes.
Centrados no tema dos Planos de Saúde, ficamos a conhecer as diferentes estratégias dos sindicatos – e que passam pela justiça – sendo que o primeiro processo irá a julgamento já em outubro e na sequência das alterações unilaterais efetuadas a 1 de janeiro de 2023 no Plano Clássico. Aliás, é apenas sobre o plano Clássico que as Associações Sindicais estão concentradas, judicialmente.
Apesar das diferenças – assumidas por todos – são os trabalhadores que nos unem, tendo ficado claro que a CT é a única entidade que representa efetivamente todos os trabalhadores.
Também ficou assumido, a pedido da CT, que os Sindicatos presentes nos darão conhecimento dos comunicados que emitirem, assim como a CT enviará os seus comunicados/newsletter para todos os presentes, além de que ficou o compromisso de no futuro promovermos novas Mesas Redondas.